Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE registra 12 mil atividades em Juazeiro do Norte nos quatro primeiros meses de atendimento online

DPCE registra 12 mil atividades em Juazeiro do Norte nos quatro primeiros meses de atendimento online

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado (DPCE) em Juazeiro do Norte, no cariri cearense, apresentou um dos mais altos índices de produtividade do Ceará durante a pandemia, que perdurou no primeiro quadrimestre de 2020. Foram registradas 12.455 atividades entre os meses de abril e julho com atividades na áreas de saúde, criminal, infância e civel.

A Defensoria somou nos quatro primeiros meses de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) um total de 267.992 atividades. “Essa alta procura é justificada diante da facilidade que a tecnologia proporciona através de aplicativos de mensagens, uma vez que a grande maioria das pessoas hoje em dia tem acesso a essas ferramentas”, avalia o supervisor do núcleo de Juazeiro, defensor público Célio Saraiva.

Ele refere-se à logística de atendimentos por ligação, Whatsapp e e-mail. Do esclarecimento de dúvidas ao recebimento de documentação para abertura de ações judiciais, tudo tem sido feito de forma eletrônica. É essa a recomendação das autoridades sanitárias e de saúde para evitar aglomerações e aumento da transmissão da Covid-19, que na Região do Cariri só agora começa a apresentar tendência de queda.

As equipes da DPCE em Juazeiro fizeram, de abril a julho, 5.546 atendimentos e 2.900 peticionamentos, dentre outras demandas. “Por meio de uma simples mensagem de voz ou de texto, o assistido tem acesso às informações e é atendido de forma eficiente sem a necessidade de locomoção que, muitas vezes, é o maior problema de muitos. E aqueles que não têm acesso as essas ferramentas também podem ser atendidos com uma simples ligação”, frisa o supervisor.

A divisão dos atendimentos por áreas tornou ainda mais eficiente e eficaz a recepção de demandas. As solicitações dos assistidos agora são encaminhadas conforme as seguintes naturezas: Cível, Criminal, Família, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Juizado de Violência Doméstica e Petição Inicial.

Por ora, a DPCE em Juazeiro do Norte permanece integralmente em atendimento on-line. Só iniciará a retomada do expediente interno quando alcançar a Fase 4 do Plano Responsável de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais do Governo do Estado. A cidade acabou de iniciar a Fase 3, que deve durar pelo menos duas semanas.

A partir da Fase 4, o município seguirá o exemplo do que acontece em Fortaleza e outras 15 cidades desde 24 de agosto: 25% das equipes retornarão para expedientes internos a cada 14 dias, a depender da estabilidade ou melhora do cenário epidemiológico do município para o coronavírus, até alcançarem a capacidade máxima.

O atendimento ao público de forma presencial só deve acontecer após o cumprimento de todas essas etapas e a comprovação técnica de segurança para assistidos, assistidas, defensores, defensoras, colaboradores e colaboradoras. Todos, no entanto, deverão seguir as recomendações de higienização, uso de máscara e distanciamento social independente do cenário epidemiológico da Covid-19.

“Umas das lições que o atendimento remoto deixou foi que, diante de todas as dificuldades e das necessidades surgidas em decorrência da pandemia, o atendimento remoto se mostrou uma ferramenta eficiente, capaz de suprir algumas dessas dificuldades, proporcionando uma nova e mais célere forma de atuação. Esperamos continuar com o atendimento remoto, além do presencial, quando voltarmos à normalidade.”, acrescenta Célio Saraiva.

SERVIÇO
DPCE EM JUAZEIRO
Questões de saúde
Telefone: (88) 98842-6347
E-mail: saude.juazeiro@defensoria.ce.def.br

Casos urgentes a dar entrada
Telefone:(88) 99656-8746
E-mail: peticaoinicialdefensoria@gmail.com.br

Processos criminais, cíveis e de Família
Telefone: (88) 98832-8305
E-mail: juazeiro@defensoria.ce.def.br

Atendimento Psicossocial
Telefone: (88) 98842-0757

Plantão de Final de Semana (Juazeiro, Crato e Barbalha)
Telefone: (88) 98842-6347