Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Em Goiás, Condege debate investimentos em tecnologia e inteligência artificial no âmbito da Defensoria Pública

Em Goiás, Condege debate investimentos em tecnologia e inteligência artificial no âmbito da Defensoria Pública

Publicado em

Com a presença de defensoras e defensores públicos-gerais de todo o Brasil, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) sediou a 87ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A principal pauta foi a melhoria tecnológica e o uso de inteligência artificial (IA) no âmbito da Defensoria Pública. O encontro aconteceu na cidade de Goiás, nesta quarta-feira (24/07), durante evento de transferência da capital. A defensora do Ceará, Samia Farias participou dos momentos.

O presidente da Comissão de Tecnologia do Condege e defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, iniciou a apresentação ressaltando a necessidade do trabalho conjunto entre as Defensorias Públicas para o desenvolvimento de melhorias no setor tecnológico das instituições. Dentre as ideias apresentadas, está o desenvolvimento colaborativo, com a disponibilização de servidores de todas as Defensorias Públicas do país, para uma evolução conjunta. Também foi sugerida a criação de uma pesquisa nacional, com foco na maturidade digital, onde serão disponibilizados o nível de destreza digital, investimentos, estrutura e sistemas.

A Comissão de Tecnologia idealizou o primeiro Congresso Nacional de Inteligência Artificial para Defensorias, proposto para acontecer em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento terá o objetivo realizar o lançamento da pesquisa nacional, premiações, práticas exitosas de IA, treinamentos e palestras no tema.

Atividades – Dando continuidade à reunião, Tiago Gregório apresentou uma ferramenta, desenvolvida pela DPE-GO, para auxiliar a quantificar os atendimentos da ação do Meu Pai Tem Nome em 2024. O projeto tem o objetivo de melhorar a gestão de dados, auxiliar na comunicação com a imprensa e tem função estratégica no diálogo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2023, o Meu Pai Tem Nome realizou quase 6 mil atendimentos, em todo o Brasil, com a solução extrajudicial de mais de 80% das demandas. A ação nacional tem como coordenador nacional o coordenador do Núcleo Especializado de Atuação Extrajudicial da DPE-GO, defensor público Bruno Malta.

Depois da reunião, as membras e os membros do Condege participaram de um almoço oferecido pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio Conde dos Arcos, no Centro Histórico da cidade de Goiás.