Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Inscrições para Prêmio de Jornalismo da Adpec vão até 10 de novembro

Inscrições para Prêmio de Jornalismo da Adpec vão até 10 de novembro

Publicado em

Encerra no próximo dia 10 de novembro o prazo de inscrições para o 4º Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec). Apoiado pela Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE), o concurso inclui este ano ações específicas relacionadas à pandemia como Prêmio Especial nas quatro categorias contempladas: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo. A premiação chega a R$ 34 mil totalmente livres de impostos, que são pagos pela associação.

“Neste período, o atendimento feito por defensoras e defensores públicos foi fundamental para aliviar as dificuldades, que já são inúmeras e profundas, e mostrou o quanto a Defensoria é uma instituição de extrema importância em momentos como esse e que seu fortalecimento e sua ampliação devem ser cada vez mais concretos e urgentes. Tivemos inúmeras atuações nesse período que garantiram o direito dos mais vulneráveis”, explica a presidente da Adpec, defensora Amélia Rocha. Diante disso, a Associação não se furta ao compromisso de reafirmar, mais uma vez, a parceria com jornalistas e imprensa.

Sem informação, sem comunicação, não se faz justiça. Porque é preciso conhecer os direitos e os meios de exigi-los para que se possa usufrui-los. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) escancarou as desigualdades – muitas já naturalizadas – e aumentou a demanda por acesso à Justiça, exigindo um esforço imenso das defensoras e dos defensores públicos do Ceará.

A Adpec acredita que para o acesso à Justiça, principalmente em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade, a comunicação revela-se ainda mais importante. “Não se pode (re)conhecer e exercer um direito que não se sabe titular, muito menos quando se desconhece os meios de exercê-los e exemplos de que vale a pena, sim, reclamar por seus direitos. Neste desafio civilizatório, o de efetivação do acesso à Justiça, o papel da comunicação e de seus imprescindíveis profissionais”, complementa Amélia Rocha.

Imbuída deste propósito e desta consciência foi que, em 2017, a Adpec lançou a 1ª edição do Prêmio. Em 2018, na sua 2ª edição, triplicou o número de trabalhos inscritos e o concurso foi premiado no Congresso Nacional de Comunicação, pelo Fórum Nacional de Justiça, na categoria Relacionamento com a Imprensa. Em sua 3ª edição, o Prêmio Adpec de Jornalismo teve mais de 60 trabalhos inscritos, o que configurou em mais uma ampliação e concretizou a parceria deste importante trabalho da imprensa e seus profissionais para a democratização do acesso à justiça aos que vivem à margem, onde as políticas públicas, das mais variadas áreas, falham ou nem chegam.

 

Confira o edital clicando aqui.
Inscreva-se aqui.