Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Keila Simpson e Luma Andrade: travestis doutoras são convidadas especiais do Transforma, que acontece nesta terça (25)

Keila Simpson e Luma Andrade: travestis doutoras são convidadas especiais do Transforma, que acontece nesta terça (25)

Publicado em
TEXTO: BRUNO DE CASTRO
FOTOS: ZEROSA FILHO E DIVULGAÇÃO
ILUSTRAÇÃO: DIOGO BRAGA

Duas convidadas ilustres vão marcar presença este ano na solenidade de entrega das certidões de nascimento das pessoas participantes do Transforma, o mutirão da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) que muda o nome e o gênero de homens trans, mulheres trans e travestis. Keila Simpson e Luma Andrade participarão da cerimônia em Fortaleza, que acontece nesta terça-feira (25/6), a partir das 9 horas, em um bate-papo sobre trajetórias de vida e conquistas.

Ambas têm honrarias que poucos conseguiram conquistar: Keila é a primeira travesti a receber um título de Doutora Honoris Causa na história do Brasil e Luma é a primeira travesti a concluir um curso de doutorado no país. Simpson é maranhense e trilhou carreira na Bahia, e Andrade é cearense. As duas são referências nacionais pelos ativismos que desenvolvem em prol dos direitos das populações LGBTQIAPN+, sobretudo as pessoas trans e travestis.

Keila e Luma falarão para uma plateia de 153 homens trans, mulheres trans e travestis, além de familiares e convidados, autoridades, representantes de entidades parcerias do Transforma e imprensa. Outras 45 certidões de nascimento serão entregues no mesmo dia e horário nas sedes da DPCE em Juazeiro do Norte (17), Sobral (11), Morada Nova (5), Crato (4), Barbalha (4), Limoeiro do Norte (2) e Russas (2). Ao todo, portanto, 198 pessoas trans e travestis serão beneficiadas pelo mutirão este ano.

“Nós vamos celebrar o renascimento de quem participou do mutirão este ano reconhecendo as histórias de vida da Keila e da Luma, que são duas grandes referências para a comunidade LGBTQIAPN+ e todos nós que somos defensoras de direitos humanos. Elas vão ser inspiração pra todas essas pessoas que poderão, a partir de agora, exercer sua cidadania e ser quem realmente são. Com as duas convidadas deste ano, nós queremos mostrar que a educação precisa ser um caminho possível pra essas pessoas. Que pode ser uma opção”, afirma a coordenadora do Transforma, defensora Lia Felismino.

Desde que foi criado, em 2022, o mutirão da DPCE já emitiu 584 certidões de nascimento para pessoas trans e travestis do Ceará. A mudança do nome e do gênero é feita de forma administrativa (ou seja: sem a necessidade de um processo na Justiça, como obrigatoriamente aconteceu até junho de 2018) e totalmente gratuita.

SERVIÇO
ENTREGA DAS CERTIDÕES DO TRANSFORMA
QUANDO: 25 de junho, a partir das 9 horas.

DEFENSORIA EM FORTALEZA – com participação de Keila Simpson e Luma Andrade
ONDE: avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante.

NO CARIRI: CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO – para participantes de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte
ONDE: auditório do NPJ (rua da Conceição, nº 1.228, no bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte).

DEFENSORIA EM SOBRAL
ONDE: avenida Monsenhor Aloísio Pinto, nº 1.200, no bairro Dom Expedito.

DEFENSORIA EM MORADA NOVA
ONDE: avenida Manoel Castro, nº 680, no Centro.

DEFENSORIA EM RUSSAS
ONDE: travessa João Nogueira Costa, s/n, no Centro.

DEFENSORIA EM LIMOEIRO DO NORTE
ONDE: rua João Maria de Freitas, nº 1.147, no bairro João XXIII.