
18 anos da Maria da Penha são lembrados na exposição do projeto O Que Não nos Disseram
Texto: BIANCA FELIPPSEN
Foto: ZÉROSA
A ativista Maria da Penha esteve na abertura da edição especial da exposição “O Que Não Nos Disseram”, na noite desta terça-feira (13), no Shopping Iguatemi, em Fortaleza. O evento, alusivo à campanha Agosto Lilás, celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha, com desfile de lançamento da campanha Não Estamos Sós e exposição de 16 retratos ao público.
O projeto que se realiza desde 2020 conta com apoio da Defensoria. As defensoras do Núcleo de Enfrentamento à Violência de Fortaleza, Ana Kelly Nantua e Thalita Nóbrega, a assessora de projetos, Camila Vieira, a defensora geral do Estado, Samia Farias e a subcorregedora da Defensoria, Patrícia Sá Leitão, estiveram na abertura da mostra que fará a arrecadação de fundos para o Instituto Maria da Penha.
Na ocasião, Samia Farias falou sobre a atuação da defensoria no enfrentamento à violência e a importância de que temas como este cheguem a cada vez mais espaços para que mais mulheres saibam romper o ciclo da violência. “A violência contra a mulher está em todas as classes sociais e em todos os lugares. Temos que falar cada vez mais sobre isso para ampliar o conhecimento sobre o tema, educar nossascrianças e auxiliar no enfrentamento ao machismo, destacando também as histórias de pessoas que conseguiram romper o ciclo da violência e renascer”, disse.
A exposição apresenta retratos gigantes (2,00m x 1,30m), depoimentos das mulheres em áudio e é rica em acessibilidade, com obras táteis, audiodescrição, tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos. A acessibilidade é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Traz à tona o protagonismo de mulheres que compartilham, em imagens, lutas e sorrisos, as histórias de enfrentamento à violência doméstica, levantando reflexões sobre a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e a necessidade de intensificar o combate a todas as formas de violência de gênero.
Andressa Meireles, jornalista, pesquisadora e idealizadora do projeto, parte também de uma dor pessoal, mas relembra que a proposta é a de amplificar as vozes de outras mulheres. “Todas as edições são muito especiais pra nós e essa tem muito significado. São 18 anos da Lei Maria da Penha, 15 anos do Instituto Maria da Penha, e a gente vai celebrar. Celebrar nossas conquistas quanto mulheres, celebrar a vida e a possibilidade de lutar. Porque a dor existe, e é grande, mas a gente não vai parar até que a gente possa viver em paz, até que a gente possa ser mulher em liberdade, inteireza e dignidade”, afirma.
A Edição Especial do “O Que Não Nos Disseram”, no Agosto Lilás, é uma realização da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, e conta com o patrocínio da Moda Colmeia. A exposição tem apoio do Shopping Iguatemi Bosque, Mov Comunicações, UFC e UECE, além de instituições como a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).
Campanha Não Estamos Sós – “Não Estamos Sós” é o slogan da campanha deste ano criada pela marca cearense Moda Colmeia em parceria com Instituto Maria da Penha (IMP). Cada camisa vendida reverte o valor ao Instituto Maria da Penha.
Serviço:
Exposição O Que Não Nos Disseram
Onde: Shopping Iguatemi Fortaleza (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz)
Em cartaz até 23 de agosto
Acesso gratuito