Médica infectologista visita instalações de núcleos e sede da Defensoria
A sede administrativa da Defensoria Pública do Estado, bem como o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório (Nuap) e de Execuções Penais (Nudep), além das instalações defensoriais no Fórum Clóvis Beviláqua, receberam, nesta terça-feira (15), a visita da médica infectologista Melissa Medeiros para avaliar as medidas de retorno responsável das atividades presenciais. A iniciativa partiu da Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec), a qual contou com apoio da Defensoria Pública Geral.
A presidenta da Adpec, Amélia Rocha, explica que, primeiramente, a Associação entrou em contanto com a Sociedade Cearense de Infectologia, onde recebeu a indicação da médica Melissa Medeiros como profissional capacitada e extremamente respeitada. “Após, logo pactuamos com o CDC para agendamento da visita aos nossos órgãos de atuação para que a médica conhecesse a realidade da instituição. Inicialmente, foi feita uma rota em cinco locais e em relação aos demais, que não foram visitados presencialmente, estamos providenciando fotos e outros dados relevantes para verificação das medidas. A Associação e a Defensoria caminham juntas no compromisso de viabilizar todo o suporte necessário para que o retorno às atividades presenciais aconteçam com segurança”, disse.
A análise da adaptação dos locais de trabalho e a execução das medidas de prevenção por parte dos membros fazem parte do Plano de Retomada da Atividades Presenciais da Defensoria, que segue em sua primeira fase.
De acordo com a coordenadora das Defensorias da Capital, Sulamita Alvez Texeira, é indispensável para e garantir a segurança em todas as etapas. “A vistoria realizada presencialmente e a que será feita por meio de dados é imprescindível para auxiliar no retorno assertivo e seguro para todos. O retorno à normalidade, mesmo que dentro dos novos conceitos de interação e rotinas de trabalhos, ainda desperta dúvidas e inseguranças e a visita do profissional especializado contribui para que nosso ambiente esteja cada vez mais acolhedor sem deixar de ser efetivamente seguro. Lembrando que para isso, contamos com a colaboração de cada um, pois é uma soma de esforços”, ressaltou. Ao final, a médica irá entregar relatório com todos os apontamento acerca das informações relativas à verificação da estrutura e normas de condutas.


