Nove entidades votam em eleição para Ouvidoria Geral Externa da Defensoria. Nome vai para apreciação do Consup
Representantes de entidades da sociedade civil cearense participaram nesta quarta-feira (28/7) do processo eleitoral de escolha do nome que ficará à frente da Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado (DPCE) pelos próximos dois anos. A votação aconteceu no auditório da sede da instituição, em Fortaleza, de 14h às 17h.
Conforme estabelecido em edital, cada instituição credenciada à eleição tem direito a um voto. Nove participaram do processo votando em favor do advogado Francisco Alysson da Silva Frota, que acompanhou o pleito presencialmente e discursou para os representantes das entidades da sociedade civil.
Trinta e sete entidades estavam habilitadas a participarem do pleito este ano. Do total, 23 manifestaram-se em comunicado oficial endereçado à Comissão Eleitoral. O grupo formalizou o não reconhecimento do único concorrente com candidatura deferida e informou a nulidade dos próprios votos. Solicitou ainda o cancelamento da eleição, mas a solicitação foi indeferida pela Comissão Eleitoral.
O nome de Francisco Alysson da Silva Frota agora será encaminhado pela Comissão Eleitoral ao Conselho Superior da Defensoria (Consup), instância na qual o processo eleitoral é finalizado com a escolha de um(a) dos(as) candidatos(as) da listra tríplice. A atual ouvidoria da instituição, Antônia Araújo, não acompanhou o pleito. Ela foi uma das candidaturas indeferidas a concorrer ao cargo.


