
O que você sabe sobre seus direitos? Concurso vai premiar estudantes de 14 escolas municipais que participam do projeto Minha Escola Ensina Direitos
Texto: Amanda Sobreira
Ilustração: Valdir Marte
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SinterOnibus) lançam, no próximo dia 1 de outubro, o I Concurso “Minha Escola Ensina Direitos”. Voltado para a educação em direitos de crianças e adolescentes, o projeto alcança, ao longo de 2024, 14 escolas municipais de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca, levando defensores públicos às salas de aula para explicar e debater direitos.
O governador do Estado, Elmano de Freitas, a defensora geral, Sâmia Farias, o assessor de Prevenção à Violência, Avilton Junior e o presidente do Sinterônibus, Mário Jatahy, farão a divulgação do concurso, que envolve estudantes de 12 a 19 anos de 14 escolas localizadas em municípios atendidos pelo PReVio. A assinatura do termo de cooperação será durante a reunião do Comitê Social de Enfrentamento à Violência, terça-feira, 01/10, às 9h, no Palácio da Abolição.
A ideia do concurso é que os alunos criem peças midiáticas e criativas para expressar o que aprenderam em sala de aula em torno de temas como bullying e cyberbullying; direitos da infância; violência contra a mulher; saúde mental; direitos humanos; direito à defesa e a segurança pública; e direitos do consumidor. Os melhores trabalhos serão premiados com tablets, celulares, fones bluetooth e caixas de som.
A educação em direitos busca conscientizar e sensibilizar líderes estudantis para que se tornem agentes multiplicadores das informações e possam disseminar estratégias de prevenção à violência, combatendo todas as formas de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.
Desde abril último, defensoras e defensores públicos estão visitando mensalmente as escolas participantes do projeto para tratar sobre 9 temas com os estudantes. As turmas são de até 20 alunos, formadas por adolescentes do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental II. No final de um ano, cada jovem receberá um certificado atestando sua formação em direitos humanos.
O concurso
Um site foi criado para os jovens fazerem suas inscrições e conferirem todas as informações do concurso: Minha escola ensina Direitos – Defensoria Pública do Ceará
Serão cinco categorias e cada estudante pode participar uma vez tanto na categoria individual quanto na categoria de grupo.
Categorias individuais:
- Redação
- Desenho
Categorias em grupo:
Cada equipe pode ter no máximo 3 pessoas e todos devem ser da mesma escola.
- Vídeo
- Campanha gráfica para redes sociais
- Podcast
As inscrições são online e começam no dia 01, seguindo até o dia 31 de outubro. Os trabalhos devem abordar o tema do Concurso: “A Defensoria e a defesa dos nossos direitos.”
O concurso tem patrocínio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SinterOnibus). Os prêmios para os três primeiros lugares de cada categoria incluem tablets, celulares, caixas de som e fones de ouvido.
Entre os critérios avaliados estarão originalidade, criatividade, o uso de linguagem simples e a relevância da mensagem, levando em conta a importância do tema abordado.
Os trabalhos vencedores serão conhecidos dia 10 de dezembro, após avaliação das comissões julgadoras compostas por 01 defensor(a) público, 01 membro do PReVio e 01 membro da Secretaria de Comunicação da Defensoria Pública do Ceará.
Todas as informações detalhadas e o formulário para as inscrições estão disponíveis no edital do Concurso. Clique aqui para acessar. É gratuito.