Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Reunião entre Defensoria e Adpec trata sobre a retomada das atividades presenciais do órgão.

Publicado em

Na manha desta quinta-feira (23), a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, apresentou o Plano Gradual de Retomada das atividades presenciais e a realidade orçamentária e financeira da Defensoria Pública para os membros da diretoria da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).

O encontro virtual teve como objetivo mostrar as medidas tomadas pela Defensoria Pública para a retomada das atividades presenciais, que será gradual, em fases, e respeitando todas as normas de distanciamento e prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias e de saúde. A previsão é que esse retorno aconteça no dia 24 de agosto, mas ainda sem atendimento ao público externo. Ou seja: apenas defensores, defensoras, colaboradores e colaboradoras terão acesso aos prédios da DPCE.

E para isso acontecer, uma série de medidas estão sendo realizadas. Dentre elas, a distribuição de máscaras e de escudos faciais para seus membros, além da aquisição de materiais específicos fundamentais na higienização dos ambientes de trabalho. As unidades/sedes/núcleos passarão por novos protocolos de limpeza e desinfecção, que serão realizadas periodicamente.

“Estamos tomando todos os cuidados necessários devido a esse novo cenário que a pandemia do coronavírus impôs. Iniciamos a distribuição de equipamentos de proteção individual aos defensores públicos e colaboradores, nossa equipe de engenharia e arquitetura está pensando em novas organizações dos espaços nos órgãos de atuação para garantir o distanciamento social entre as pessoas e estamos acompanhando de perto as reuniões em comitês e grupos de trabalho criados pelo poder executivo estadual, municipal e pelos demais órgãos do sistema de justiça discutindo esse novo cenário. Esse diálogo entre as demais instituições é fundamental na elaboração de estratégias de construção de pontes e viabilização de resultado”, pontuou Elizabeth Chagas, que esclareceu as dúvidas apresentadas pelos demais defensores públicos.

“A Adpec e DPGE são dois remos de um mesmo barco: se não se remar sincronicamente não se sai do lugar. Encontros como os de hoje, alinhando e firmando as velas aos novos ventos, reforça nossa crença em defensoras e defensores cada vez mais fortes”, comentou Amélia Rocha, presidenta da associação.

Na reunião foi apresentada ainda a produtividade da instituição durante os três meses de isolamento social que possibilitou o teletrabalho.