Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Reunião entre Defensoria e Secretaria de Saúde debate demandas da população e firma parceria para realização de mutirão de paternidade

Reunião entre Defensoria e Secretaria de Saúde debate demandas da população e firma parceria para realização de mutirão de paternidade

Publicado em
TEXTO E FOTO: KAMILLA VASCONCELOS

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) esteve reunida com membros da Secretaria de Saúde do Estado (SESA) para alinhar demandas recebidas pela população e que são de interesse em comum das duas instituições. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (08.07) na sede da Sesa, em Fortaleza.

Participaram da reunião a defensora geral do Ceará, Sâmia Farias; o subdefensor Leandro Bessa; a assessora de relacionamento com o cidadão, Aline Pinho; a secretária de saúde do Estado, Tânia Mara Coelho; e o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Sesa, Antônio Lima Neto (Tanta).

Entre as ações debatidas durante o encontro está a parceria da DPCE com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) para a próxima edição do Mutirão Meu Pai Tem Nome, que acontecerá dia 10 de agosto. Trata-se de uma força tarefa de ações de reconhecimento e investigação de paternidade. A partir da cooperação, o Lacen vai viabilizar testes de DNA de forma gratuita aos assistidos e assistidas que buscarem pelo serviço.

“Essa ação do Meu Pai Tem Nome é realizada anualmente pela Defensoria e sempre nós buscamos melhorar os nossos atendimentos. Essa parceria com o Lacen é reflexo disso. Com o teste de DNA sendo realizado ainda no mutirão, a resposta para a família será imediata, trazendo uma resolução ainda mais eficaz para cada caso. Somente no ano passado, nós atendemos 235 pessoas, em cinco cidades do Estado”, afirma a defensora geral Sâmia Farias.

A DPCE também dialogou com a secretaria de Saúde a respeito da necessidade de um intérprete de libras durante alguns atendimentos realizados pela instituição e também sobre futuras ações de assistência a pessoas atendidas pelo Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).