Reunião virtual com Defensoria de Pacajus discute medidas de enfrentamento da Covid-19 no município
Atendendo a um pedido da Defensoria, foi realizada na última quarta-feira (10), uma reunião para debater medidas de enfrentamento à Covid-19 no município de Pacajus. A cidade está em isolamento social rígido desde o dia 5 de março e se encontra no nível de alerta “alto” para transmissão da Covid-19. A reunião virtual contou com a participação da defensora pública Eunice Colares, do procurador geral do município João Luiz Nogueira, do promotor público Sérgio Henrique Leitão, da secretária de saúde municipal Marta Menezes e do secretário de desenvolvimento econômico, Jayres Camelo.
A Defensoria tomou conhecimento do comércio que estava funcionando a meia porta no centro da cidade, próximo ao chamado “mercado das carnes”, uma feira pública do município, gerando assim aglomeração, o que acendeu os níveis de alerta diante dos números de casos na cidade. De acordo com os dados disponibilizados pela prefeitura, desde o início da pandemia até o dia 10 de março de 2021, a cidade já registra 2.687 casos confirmados e 70 óbitos.
Na oportunidade, os participantes se mostraram preocupados em relação ao não cumprimento por parte dos moradores das medidas impostas pelo município para conter a doença, e discutiram medidas de combate à propagação do novo coronavírus, tais como, barreiras sanitárias, uma maior atenção com o avanço do nível de classificação de risco, além de esclareceram dúvidas sobre o programa de vacinação.
A partir dessa contextualização, foi exposto que é urgente a necessidade de um trabalho conjunto de enfrentamento à pandemia, especialmente no que diz respeito a uma maior fiscalização para cumprimento do decreto de isolamento social. A Defensoria requereu a instalação de pias e totens de álcool em gel nos locais onde possa haver um maior trânsito de pessoas e reforço nas campanhas de conscientização à população através de cards, vídeos nas redes sociais da prefeitura, carros de som e na rádio local, essa solicitação foi em conjunto com o MPCE.
A defensora comentou a necessidade do respeito às medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus por parte da população. “Devemos conscientizar todos que estamos em isolamento social rígido e a ordem é que todos devem ficar em casa nesse momento difícil e se cumprirmos todas essas medidas, isso em breve passará”, comenta Eunice Colares. A determinação de isolamento social rígido no município foi formalizada por meio do Decreto 013-2021 da Prefeitura Municipal, expedido no dia 04 de março, e ficará em vigor até às 23h59 do dia 18 de março.
Outro ponto abordado na reunião foi sobre a estrutura para atender os pacientes mais graves, a secretária de saúde da cidade informou que o hospital local possui apenas 2 leitos com ventilação mecânica e não dispõe de UTI, a cidade não conta com ambulâncias e todas as transferências estão sendo feitas via SAMU para hospitais próximos. A secretária, no entanto, informou que não há necessidade de preocupação quanto à falta de oxigênio, pois o município tem capacidade de produzir, por meio da usina de oxigênio, até 16m³ por hora que é disponibilizado para os pacientes locais. Por fim, foi encaminhado o diálogo com o Estado para que diminuísse o tempo de regulação na remoção dos pacientes graves da cidade.
No fim do encontro, a Defensoria Pública Geral do Ceará se colocou à disposição do trabalho do Comitê de Enfrentamento à Covid da cidade para colaborar no enfrentamento da Covid-19. “A Defensoria se dispõe a participar das próximas reuniões do Comitê e auxiliará em quaisquer dúvidas que venham a existir, se houver a necessidade é só entrar em contato conosco, que iremos contribuir com o trabalho de controle da pandemia no município de Pacajus”, concluiu.
Eunice explica que os todos os atendimentos na Defensoria da cidade estão sendo feitos somente por WhatsApp ou ligação, caso o assistido necessite de atendimento deve entrar em contato com os defensores através dos canais de comunicação da comarca.
Serviço:
Núcleo da Defensoria Pública em Pacajus – Pacajus
Endereço: Rua Sebastião Nogueira, 524, Croatá II, Pacajus-CE
Telefone(s): Ligue 129 / (85) 3348-1162 (08:00 às 16:00)
WhatsApp Defensoria Cível: (85 9 84006268)
WhatsApp Defensoria Criminal: (85 9 92773623)


