Sessenta e sete testes para Covid-19 são realizados em defensores, colaboradores e estagiários na região de Sobral
Seguindo com as orientações para medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus, a última quinta-feira, 8, foi de testagens na macrorregião defensorial de Sobral. Defensores, colaboradores e estagiários foram testados para Covid-19, na sede da Defensoria Pública do Estado, em Sobral, para mapear a contaminação e avaliar as medidas de reabertura. De 8h às 17 horas, foram realizados 67 testes-rápidos.
Na semana passada, nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, mais de 400 testes para Covid-19 foram realizados em defensores e colaboradores Defensoria em Fortaleza. Já na próxima semana, o Cariri receberá a ação, que é uma parceria da Defensoria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Adpec).
“A testagem para Covid-19 é reconhecidamente uma importante medida para combate e prevenção à propagação do vírus”, contextualiza o coordenador das Defensorias do Interior, defensor Breno Vagner. “A realização dos exames no núcleo de Sobral reforça os cuidados necessários para retomada planejada, gradual e segura das atividades defensoriais no interior do Estado”, explica.

A metodologia da testagem serve para identificar se os indivíduos já desenvolveram anticorpos ao novo coronavírus. São utilizadas amostras de sangue, que indicam se há infecção e em qual fase ela se encontra (se ativa ou tardia). Os testes rápidos são seguros, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentam sensibilidade superior a 86% e especificidade superior a 95%. Além disto, possuem avaliação técnica satisfatória pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais – A Defensoria tem implementado diversas ações preventivas e de resguardo à saúde de defensoras/es e colaboradores/as. Distribuiu, por exemplo, mais de 3 mil máscaras e 610 protetores faciais, adquiriu totens para disponibilização de álcool em gel nas unidades, adquiriu termômetro para os núcleos, submeteu todos os núcleos a novas rotinas de desinfecção e capacitou todas as equipes de Fortaleza e do Interior quanto à profilaxia e diagnóstico da Covid-19.


