Supervisores fazem curso de liderança e o tema é ampliado para o 3o Encontro das Defensoras e Defensores Públicos
Durante dois dias, nos dias 14 e 15 de abril, os defensores públicos que estão em cargos de supervisão participaram do curso Liderança com Propósito, com a professora Delania Santos. Na ocasião, aprenderam técnicas de organização do tempo, de metas, de capacidades e ações para desenvolvimento das potencialidades de si mesmos e da equipe. A palestrante Delania Santos é master coach, mentora de carreira e docente da pós-graduação da Unifor no Programa de Desenvolvimento de Lideres.
O curso teve objetivo capacitar os gestores sobre as dimensões da liderança e da gestão, evidenciando as dificuldades da pandemia, e enfocando as competências do líder eficaz a qualquer tempo. A programação faz parte das capacitações da Escola Superior da Defensoria.
Para ampliar o tema, a Defensoria convidou a professora para ministrar para todos os defensores a palestra Liderando a si mesmo para protagonizar na vida, com intuito de socializar conhecimentos na área de gestão das carreiras e autocuidado. A palestra abre a programação do 3° Encontro de Defensoras e Defensores do Ceará, que ocorre no próximo dia 28 e assinala a data em que a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) completa 24 anos de existência.
A diretora da Escola Superior, Patrícia Sá Leitão, fala sobre o momento com supervisores e a proposta de ampliar os conhecimentos para mais defensores e defensoras. “Este é um momento de gratidão por estarmos aqui. Gratidão pelo dom da vida. Gratidão por ter a Defensoria em nossas vidas. Para comemorar o aniversário dela, de 24 anos, pensamos em ampliar o momento de reflexão sobre si mesmo, sobre o comprometimento de cada um com a instituição, com a nossa missão. Se escolhemos estar aqui, é porque a gente quer que o trabalho floresça e melhore e esta é uma oportunidade de pensarmos juntos sobre isso”, pontua. A palestra de Delania Santos abre o Encontro e será no dia 28 de abril, às 15h.
Para os supervisores, o momento foi bastante oportuno, confira algumas opiniões:
Luciana Cordeiro – supervisora das Defensorias Cíveis – “Todos aqui tem mais de dez anos de Defensoria e nunca tinha visto ação semelhante aqui. Essas ideias que foram trazidas, e que são aplicadas muito na inciativa de privada, nos faltam. Parece óbvio e simples, mas no serviço publico faltam estas propostas de gestão. E este é um dos caminhos para que o nosso serviço publico evolua, melhore e atenda às expectativas dos nossos assistidos. Que venham mais iniciativas como essa!”
Rozane Magalhães – supervisora do Nusol – “Foi um divisor de águas! Estava desmotivada e resgatei a força que tenho dentro de mim! Quero agradecer do fundo do coração à gestão da Elizabeth e sua equipe. Foi uma grande oportunidade que vocês nos deram, nós estamos tão cansados, estressados, por este acúmulo de funções em casa e no trabalho. E este curso veio como um sopro, como um respirar, mostrando que a gente precisa se reinventar. A gente ainda tem força! Vocês nos permitiram este despertar que ainda temos essa força. Como foi importante isso. Sempre é hora de recomeçar”
Michele Alencar – supervisora do Núcleo Descentralizado do Mucuripe – “Queria falar que me identifiquei muito. Obrigada pelo aprendizado. Agradeço à Administração e a equipe por nos presentear com o curso”.
Lino Fonteles – supervisor do Nuham – “Queria agradecer pela disponibilidade da palestrante e também à Administração por ter proporcionado este encontro de todos supervisores. No encontro anterior, com a Administração de uma forma geral, nós nos nivelamos, olhando na medida das desigualdades de cada um, mas tivemos um nivelamento da visão institucional. Esta iniciativa agora tenho que parabenizar. Isso é fantástico em termos de administração pública, teremos muitos ganhos de qualidade. Daremos um salto depois deste curso, porque nós temos muito a aprender”.
Julliana Andrade – supervisora do Nadij – “Queria agradecer e a palavra que elegi para isso é cuidado. Nós somos supervisores e somos defensores. Ter isso neste momento tão difícil este cuidado é fundamental. No cargo de supervisão, temos dificuldades e isso exige mais da gente e este autocontrole e organização”.
Sheila Falconeri – supervisora da Fazenda Publica – “Queria agradecer, eu tinha um preconceito, curso de coaching, mas fiquei surpresa de um jeito bom. Adorei! Colocou muita coisa para pensar, racionalizar. Sinto que tive um crescimento como pessoa e como gestora.
SERVIÇO
3º ENCONTRO DE DEFENSORAS E DEFENSORES DO CEARÁ
QUANDO: 28 de abril de 2021, a partir das 14h30min
ONDE: canal da DPCE no YouTube


